quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SÍMBOLOS ESOTÉRICOS

SÍMBOLOS ESOTÉRICOS

Vela - A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho. Ela por si só engloba os 4 elementos: terra, fogo, ar e umidade. É a mensageira de nossos desejos, continua por nós nossa vigília. Ela está presente na alegria e na dor, na fé, na devoção e até na cura. É companheira de todas horas! As velas simbolizam magia através de suas chamas. O fogo e o símbolo do plano mental e da atividade. Tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo da ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. A vela acesa e símbolo de fé e sua luz tem o poder de alcançar nosso espírito.

Yin-Yang - É um símbolo que representa a interação entre as duas energias que juntas são o fundamento da "totalidade". Representa o equilíbrio entre as forças contrárias: negativo e positivo, bem e mal, preto e branco. Representa o limiar entre os opostos, como se um estivesse contido no outro, em eterno movimento, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.

Cruz de Nero - É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo.

Circulo - Símbolo universal do infinito, do universo. Pode representar o Tudo ou o Nada, dependendo da interpretação. Também é conhecido como o "olho fechado de Deus". Ele pode conter a criação, a fertilidade e a origem da vida. Um símbolo universal de unidade, totalidade, infinito, representando a Deusa e o poder Feminino. Para as religiões centradas na Terra é um símbolo que representa o Sagrado Feminino, a Mãe Terra e o Espaço Sagrado.

Circulo Dividido - O círculo dividido por uma reta horizontal representa a primeira divisão do Princípio Divino em duas polaridades opostas e complementares - uma masculina e outra feminina, uma ativa e outra passiva. Uma das crenças mais difundidas apresenta o mundo como nascendo de um ovo cósmico que, separando-se em dois, origina.

Circulo com Cruz - Símbolo do momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino.

Circulo com Quadrado - Representa o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.

Circulo com Triangulo - Simboliza o ternário Divino, ou princípio espiritual, dentro da totalidade.

Quadrado - Símbolo da matéria e da passividade. Cada um dos seus lados representa um dos elementos da natureza: água, fogo, ar e terra. Também pode representar os quatro pilares da sabedoria humana: Ciência, Arte, Filosofia e Religião.

O Ponto - Simboliza a Origem, a Divindade, o Princípio da Criação, a primeira emanação de Deus.

Estrela de Seis Pontas - Também chamada "Estrela de Davi". As duas naturezas, a masculina e a feminina, se interpenetram e se harmonizam, formando uma figura inteiramente nova. Mas, apesar da interação perfeita, ambos os princípios originais conservam sua individualidade. A estrela de seis pontas é considerada, por isso, também um símbolo do matrimônio perfeito. Simboliza os processos de involução e evolução. O triângulo que aponta para baixo representa a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres que tendem a se divinizar cada vez mais.

Estrela de Cinco Pontas - Também chamada de pentagrama, a estrela de cinco pontas, feita com apenas um traço, é símbolo de rica significação, a qual tem sido mudada no decorrer da História. Considera-se, em geral, que ela represente os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo. Pode representar também o próprio homem ideal unificado, onde cada uma das pontas representa a cabeça e os quatro membros do corpo humano. HEXAGRAMA Ligação entre Deuses e homens. É um antigo e poderoso símbolo mágico. Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triangolos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizados por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.

Estrela de sete pontas, ENERGIA MÁGICA Septograma - É o símbolo da síntese, e do poder místico. O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico clássico: Há sete esferas planetárias regidas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do Arco-íris, sete dias da semana e sete notas musicais distintas em uma escala diatônica.

Estrela de cinco pontas - PENTAGRAMA representa os cinco elementos, Terra, Ar, Fogo, Água e o Espírito. É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Em Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.

Estrela de Davi em Circulo - É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.

Lua e Estrela - Simboliza poder para transportar através do cosmos.

Fita entrelaçada Sem Fim - Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também é usada para fortalecer o pacto entre pessoas e organizações.

AUM - É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M, e pronuncia-se OM. AUM é o símbolo universal do Yoga e do Hinduísmo. É a semente de todos os Mantras e de toda a Consciência. Nesta sílaba, 'A' representa o Criador, a Criação, o Fogo, a Ação, Brahma; 'U' representa o Conservador, o Sol, a Consciência, Vishnu; 'M' representa o Destruidor, o Vento, a Vontade, Shiva. Ela reúne os três grandes poderes-divindades do panteão brahmânico. É o mais poderoso de todos os mantras. Quando se escreve o AUM em caracteres sânscritos (devanagri), ele se torna um símbolo gráfico e é denominado Yantra.

OM - Símbolo hindu o "Deus Maior" representa conhecimento espiritual. Muitas tradições utilizam este símbolo para meditação.


Olho de Horus - conectado com o Delta Luminoso. (Também chamado de Triângulo Fulgurante). Representa o Supremo Criador de todas as coisas, G.A.D.U, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência Divina, que observa tudo, que vê e provê.
Ele simboliza também, os atributos da Divindade: Onipresença, Onipotência e Onisciência. Não sendo efetivamente símbolo de "religião", compreende e reverencia todas as crenças e pode ter no Delta Luminoso a representação de todos os sentimentos de "religiosidade". Ele é como uma lembrança, um poderoso símbolo de significado surpreendente para uma advertência permanente e solene, traduzida pela compreensão fraternal.

Lemniscate, ou "oito deitado" representa o infinito, eternidade, e potencial divino.

Cruz com Laço no Topo - Também conhecida como "Cruz Ansata", é um antigo símbolo egípcio que simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. É usada por vários bruxos contemporâneos em encantamentos e rituais que envolvam saúde, fertilidade e adivinhação.

A árvore da vida - símbolo da Cabala representando criação e existência.




Terra - Estabilidade, solidez, prosperidade, sucesso, fertilidade, estruturação, força de vontade.

Ar - Conhecimento, inspiração, criatividade, harmonia, liberdade. habilidades psíquicas.

Fogo - Energia, vigor, purificação, transformação, mudança, paixão, sexualidade, coragem.

Água - Emoção, sentimento, amor, inconsciente, felicidade, simpatia, intuição.


Triangulo Equilátero - A natureza tríplice de Deus (criação-conservação-destruição). Simboliza os ternários ou tríades sagradas, conceito comum à maioria das religiões (exemplo: a tríade hindu Brahma-Shiva-Vishnu, ou a tríade taoísta Ying-Yang-Tao). O triângulo eqüilátero é de natureza neutra, representando o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade.

Triangulo Isósceles Positivo - O triângulo com dois lados iguais e o ápice voltado para cima simboliza o ternário masculino, evolutivo. Representa o anseio do espírito em se libertar da matéria.

Triangulo Isósceles Negativo - Esse mesmo triângulo, com o ápice para baixo, representa o ternário feminino, o processo de involução. Representa a Mãe, o feminino. Ou seja, o princípio espiritual penetrando e vivificando a matéria. A faculdade geradora e reprodutora, a expansão visível de Deus no espaço e no tempo.

Cruz - Formada pela intersecção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, a cruz representa o quaternário espiritual e neutro. Aqui, o Princípio Divino e a Terra estão combinados em harmonia. A cruz r epresenta os 4 elementos, terra, ar, fogo e água.

Traço Horizontal - Simboliza o princípio passivo ou estático, feminino. Representa também o plano da Terra, onde a vida flui e tudo se move no mesmo plano.

Traço Vertical - Simboliza o princípio ativo ou dinâmico, masculino e positivo. Traçado de alto para baixo representa o poder do espírito no ato de penetrar na matéria; no sentido inverso, representa o anseio do espírito, já integrado na matéria, de liberar-se e voltar à Origem.

Nenhum comentário: